.............................Quem luta, nem sempre ganha, mas quem não luta, perde sempre!

GAC Grupo de Accção Cultural - VOZES NA LUTA (57 temas)


GAC - "Até à Vitória Final" 1975 ( 3 singles, 6 temas )

GAC - "A Cantiga é uma Arma" 1976 ( LP, 8 temas )


GAC – "Pois Canté" 1976 ( LP, 12 temas )


GAC – "E Vira Bom" 1977 ( LP, 16 temas )


GAC – "Ronda da Alegria" 1978 ( LP, 15 temas )

Podes fazer download de todas as músicas destes menus.

GRUPO DE ACÇÃO CULTURAL – VOZES NA LUTA

O regresso ao baú das memórias trouxe à tona um grupo fundamental da música popular, tradicional, de intervenção ou apenas e sempre música portuguesa: G.A.C., Grupo de Acção Cultural – Vozes na Luta. Criado logo a seguir ao 25 de Abril de 74 com o intuito de intervir politicamente através da cultura, este é um projecto central da história da música portuguesa, não só pela conjuntura em que se inseria e que sempre orientou a lírica das suas canções mas também, quiçá mais importante, pelo papel desbravador que teve no desenvolvimento da música tradicional portuguesa moderna.

Projecto liderado inicialmente por José Mário Branco, integrou igualmente muitos outros nomes importantes, dos quais se destacam José Afonso, Luís Pedro Faro, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, João Lóio, os Gaiteiros Carlos Guerreiro, Rui Vaz e Pedro Casaes, Eduardo Paes Mamede, João Lisboa, Nuno Ribeiro da Silva e mesmo José Niza e Manuel Alegre. entre muitos outros.

Com uma atitude objectivamente politizada, empenhada, centrada na luta anti-fascista e na defesa do povo e de uma vontade colectiva, contra tudo e todos, o G.A.C. sofreria dos mais variados percalços, fruto dos engasgos ideológicos pós 25 de Novembro em que o próprio país vivia mergulhado. Passados parte destes momentos conturbados, de fortes desavenças ideológicas internas, o grupo haveria de lançar “Pois Canté!!” em 1976 – “A Cantiga é Uma Arma”, "Alerta" ou "A Ronda do Soldadinho", muito mais ideológicos, haviam sido lançados anteriormente. O GAC editará ainda mais 2 LP's " Vira Bom" e "Ronda da Alegria" , na linha do anterior " Pois Canté!", recriando a música tradicional portuguesa.

“Pois Canté!!” é já fruto de um período marcado pela recolha de temas tradicionais aos quais o G.A.C. adicionava novas letras adequadas à situação e ao espectro ideológico em que o extenso grupo se movimentava. Este é um gigante momento da história da música portuguesa; é um grupo musicalmente excelente, inovador e candeia que iluminou parte do caminho trilhado por muitos dos grupos da música tradicional portuguesa que se lhe seguiram.

Em 1978 desaparecia um dos mais importantes grupos de música portuguesa, que contribuiu de forma decisiva (embora, por vezes, não se dê conta disso) para o desenvolvimento de uma estética musical baseada na criatividade e na inovação.